top of page

Minicurso: A atualidade do marxismo em tempos de crise  6-8 de Novembro 

 

Ementa/Objetivos: Discutir a atualidade do marxismo face à realidade da maior crise econômica desde a Grande Depressão, ao aumento constatado da desigualdade socioeconômica nos últimos 30 a 40 anos e às tendências mais profundas do capitalismo contemporâneo (concentração econômica, economia bélica, financeirização, destruição das conquistas sociais e trabalhistas). Fazer um rápido balanço do legado da Revolução de Outubro no seu centenário, face a esses aspectos contemporâneos, atualizando a perspectiva do socialismo como resposta aos dilemas e conflitos do capitalismo. Breve retrospectiva da ex-URSS, visando separar o joio do trigo (o stalinismo e suas perversões políticas e o bolchevismo, com as conquistas imediatas e prolongadas de Outubro). Também cabe abordar, ainda de que maneira muito superficial e apenas indicativa, aspectos que merecem ser retrabalhados no arcabouço marxista, em virtude dos processos posteriores a Marx e aos desenvolvimentos mais recentes. Entre eles, a degeneração totalitária do primeiro Estado operário da história, a adoção exclusiva do "modelo" unipartidário e burocrático-estatal pelas demais experiências revolucionárias do séc. XX e, mais recentemente, a passagem a uma economia predominantemente especulativa e rentista e a perspectiva já visível de uma futura obsolescência do trabalho como fator de produção, vislumbrada por Marx nos Grundrisse como hipótese extrema e, à época, remota.

 

Conteúdo: 

1- Atualidade da análise econômica marxista (a crítica da economia política) - não se trata de curso de economia política, mas de compilação de indicadores de concretização das previsões feitas na obra de Marx e seus desdobramentos, à luz de dados e notícias contemporâneas

2- A experiência soviética: conquistas sociais, políticas e econômicas nos planos imediato e prolongado; a regressão ao totalitarismo burocrático;a disseminação do modelo soviético aos demais países socialistas; o esgotamento desse modelo e suas causas profundas

3- A necessidade de atualizar a análise marxista à luz dos desafios contemporâneos e de renovar a luta anticapitalista, expurgando-a dos erros e crimes cometidos em nome do socialismo.

 

Formas de Avaliação

 

Elaboração de texto de avaliação e problematização dos temas tratados no curso, indicando possíveis linhas de pesquisa contemporânea a respeito. Máximo de duas páginas.  

 

Bibliografia:

 

Anav, Roberto V. O Retorno de Karl Marx - a redescoberta de Marx no século XXI. São Paulo: Fundação Perseu Abramo / Serpente, 2017. Encontrável em: Livraria Saraiva ; Amazon; 

 Musto, Marcello. O (novo) renascimento de Marx. Prefácio ao E-book Marx Hoje: Pesquisa e Transformação Social - Volume 1, resultado do II Seminário Marx Hoje:

Pesquisa e Transformação Social (UFRN, abril de 2016). Disponível em  http://www.marcellomusto.org/index.php?option=com_tz_portfolio&view=article&id=353:prefacio-marx-hoje-pesquisa-e-transformacao-social&catid=59&Itemid=169. Acesso em 12/10/2017.

Pesquisa e Transformação Social (UFRN, abril de 2016). Disponível em  http://www.marcellomusto.org/index.php?option=com_tz_portfolio&view=article&id=353:prefacio-marx-hoje-pesquisa-e-transformacao-social&catid=59&Itemid=169. Acesso em 12/10/2017.

Oferecimento:  Prof. Dr. Roberto Vital Anau

Economista - FEA-USP

Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas - FAU-USP

Doutor em Planejamento e Gestão do Território - UFABC

Professor de Escola de Negócios da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

____________________________________________________________________

História e Economia: Questões de Método 8- 9 de Novembro

Ementa/Objetivos: Apresentar e familiarizar as questões de método dentro da História Econômica com o público. Caracterizar a intedisciplinaridade da História Econômica como conhecimento constituído dentro das Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. Apresentar um panorama do desenvolvimento historiográfico da História Econômica, desde o século XIX, até o presente.

Conteúdo:

1. A História Econômica como Interdisciplina Interdependente

2. Como a História Econômica aparece nas Ciências Sociais e Humanidades

3. Desenvolvimento das principais correntes historiográfico-econômicas

4. Algumas considerações metodológicas sobre a História Econômica

5. O caminho de volta: como a História Econômcia contribui à História e à Economia

6. Agendas de Pesquisa em História Econômica

Bibliografia

 

BARBOSA, W. A História Econômica como Disciplina Independente. São Paulo: PPGHE - DH-FFLCH-USP, 1988.

 CARDOSO, C. e BRIGNOLI, H; Os Métodos da História. Rio de Janeiro: Graal, 6a. Edição, 2000.

 HOBSBAWM, E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

 SOUZA, L. Teoria e Metodologia da História Econômica – Tópicos Especiais. São Paulo: NEPHE-USP, 2009.

Oferecimento: Prof. Dr. Luiz Eduardo Simões (UFMA) 

___________________________________________________________________

Mini-curso: Raízes Escravas da Modernização Capitalista no Brasil 08-10 de Novembro

Ementa: A presente proposta de pesquisa busca analisar algumas transformações na economia brasileira durante o século XIX, entendendo a vigência do regime escravista como o elemento fundamental na definição dessa economia e de tais transformações. Contrariando parte da historiografia especializada, entendemos que a escravidão não se constitui como elemento estrutural do atraso industrial brasileiro no período mas, paradoxalmente, como o elemento definidor desse mesmo processo.

Conteúdo:
Aula 1: Raízes Escravas da Modernização Capitalista no Brasil: Modelos e Discussões Teóricas / Evidências e Consequências
Aula 2: Raízes Escravas da Modernização Capitalista no Brasil: Crédito, Finanças e Bancos / Indústrias, Patentes e Tecnologia
Aula 3: Raízes Escravas da Modernização Capitalista no Brasil: Agenda(s) de uma Pesquisa

Professores
Luiz Fernando Saraiva, Professor Dr. do Departamento de História da UFF
Rita de Cássia da Silva Almico, Professora Dra do Departamento de Economia da UFF

____________________________________________________________________

bottom of page